Se eu fosse agora dar uma espiadinha no seu quarto, eu poderia encontrar alguma peça de roupa que já foi usada, mas nem sujou, acumulada pendurada atrás da porta, sobre uma cadeira ou num cabideiro?
É claro que uma peça não necessariamente precisa ser lavada a cada vez que for usada (o planeta agradece a economia de água e o próprio tecido desgasta menos, o que significa economia também). Muitas vezes usamos uma roupa por pouco tempo, em situações que nem chegamos a sujar. Mas, para manter a organização e a facilidade na visualização das peças que você tem disponível para montar seus looks, é melhor que todas as suas roupas estejam exatamente onde devem estar: dentro do armário.
Meu lado cientista de alimentos, preocupada com a contaminação, me faz pensar em modos de como essas peças, usadas por um tempo em que nem chegaram de fato a ficar suja, possam voltar pro armário de forma segura, evitando a contaminação das outras que estão limpas.
Conheci, a partir da Ingrid, home organizer, no curso de lavadoria e passadoria, a receita de uma fórmula que desodoriza as roupas e sempre uso e recomendo para minhas clientes.
Segue aqui esta receita do desodorante de roupas para aquelas ocasiões em que a peça não sujou suficiente para lavar e dá pra usar mais uma vez:
- 100ml de água
- 200ml de álcool 70
- 200ml de vinagre de vinho branco
Coloca a mistura em um borrifador. Para aplicar, pendure a peça do avesso no cabide e borrife. Deixe secar por um período. Eu coloco umas gotinhas de essência junto, truque que aprendi com a Oficina de Estilo. Quando o cheiro do vinagre evapora, fica apenas da essência e a roupa está cheirosa para usar de novo =D
Para peças que você tem dúvida se não vai estragar com essa fórmula, faça o teste em uma área escondida antes.