Será que a revitalização de guarda-roupa é para você? Descubra os sinais de que você precisa de uma!
Pense no momento em que você acorda para se arrumar e ir para o trabalho. Abre a porta do guarda-roupa e percebe que, por mais que você tenha peças novas, você não encontra uma roupa para usar. As suas peças não te representam e você acaba escolhendo o look básico da calça jeans com uma camiseta para sair.
Isso é bastante comum e nem sempre representa a falta de peças, mas a necessidade de uma revitalização.
Mas o que é revitalização de guarda-roupa?
Revitalizar o guarda-roupa é o processo de analisar cada uma das peças que você tem no armário avaliando se elas te representam . A partir disso, você decide o que fica e o que sai, otimizando as suas escolhas.
Mas, será que você precisa de uma revitalização? Se sim, como fazer? Descubra agora como adquirir o hábito de se vestir com consciência e quais as vantagens disso!
Você enxerga os excessos
Quando você olha para o seu guarda-roupa, percebe excessos? Ou seja, consegue ver uma grande quantidade de peças de um mesmo tipo ou roupas que não estão fazendo sentido para você, mas apenas ocupando espaços?
Pois esse é um dos motivos para fazer uma revitalização do guarda-roupa. Isso porque um dos primeiros passos do processo é identificar quais são os excessos e eliminá-los, abrindo espaço para novas possibilidades.
Também enxerga os padrões
E peças repetidas, quantas você tem dentro do seu guarda-roupa? Pode ser aquela blusa básica que você tem várias do mesmo modelo e só muda a cor. Ou ainda, vários modelos diferentes, mas são todas pretas. Pode ser também uma grande quantidade de calças jeans parecidas ou vestidos com o mesmo estilo.
Um dos primeiros passos para começar a fazer escolhas conscientes é descobrir padrões, ou seja, um tipo de peça que se repete muito. E é exatamente isso que a revitalização propõe.
Durante o processo nós organizamos as roupas por categorias e identificamos os padrões, já acessando alguns sinais do que podemos parar de adquirir . A partir disso podemos construir outras formas de utilizar essas mesmas roupas e, até mesmo, eliminar algumas que são tão repetidas que não precisam estar ali.
Mas também enxerga possibilidades
Você pode enxergar excessos, peças que não combinam com você e padrões que se repetem muito no seu guarda-roupa. Mas a boa notícia é que também existem muitas possibilidades com o que você já tem!
Afinal, estilo não é só sobre comprar roupa nova, mas também sobre ressignificar as que você já possui, descobrir novas formas de usar e combinar, permitindo que você dê um novo sentido para uma blusa ou calça escondida no fundo do armário.
Portanto, se você quer descobrir como usar as suas roupas de forma criativa, revitalizar pode ser a solução!
Você quer organizar. Mas não só isso
É normal se sentir perdida no seu próprio armário, em meio à tantas peças e cantinhos. Pois saiba que a revitalização ajuda você a organizar esse ambiente também.
Revitalizar é diferente de organizar. Afinal, revitalização fala sobre analisar peça por peça e otimizar as suas escolhas. Já organizar está mais ligado ao ambiente físico, buscar soluções práticas para otimizar o espaço no armário.
Mas isso não quer dizer que uma exclui a outra! Na hora de revitalizar, organizar é um dos passos do processo. Afinal, é preciso entender qual a melhor forma de dispor as suas peças para que você possa utilizá-las com mais sabedoria, consciência e criatividade.
Como você pode perceber, existem muitos motivos para investir em uma revitalização do guarda-roupa. Afinal, esse processo permite que você organize o espaço, e vai além, auxiliando na eliminação de excessos, identificação de possibilidades e até do encontro do seu estilo, permitindo que você use as suas roupas com mais autenticidade.